Sessão 24.
O HÁBITO FAZ O MONGE
No passado dia 14 de Abril de 2014, realizou-se a vigésima quarta sessão do projeto “EU no musEU”. O traje, nas suas diversas funções (religiosa, militar e civil), foi o mote para esta sessão.
A abordagem ao traje religioso foi enriquecida com a observação de algumas peças da indumentária dos Bispos de Coimbra expostas na sala dos Paramentos religiosos do MNMC: o Pluvial (MNMC6419), peça do século XVI fabricado na Península Ibérica; as luvas pontificais (MNMC6166), do século XVIII, onde está registado o monograma JHS – “Jesus Homem Santo” – da Companhia de Jesus; as sandálias pontificais (MNMC6162), do século XIX; e a caixa de Mitra (MNMC6932), a qual conserva a Mitra (MNMC6262), do século XVIII, em seda bordada com aplicação de vidros coloridos.
Para complementar a narrativa da breve história do Traje em Portugal, no que diz respeito à sua categoria e função nas coleções do MNMC, alguns elementos da equipa envergaram outros trajes, associados à cultura portuguesa, nomeadamente: o de Vianesa (Viana do Castelo); o traje de Gandaresa (Baixo Mondego), o traje do estudante de Coimbra e o traje de Tricana (também de Coimbra).
O grupo dos cuidadores informais foi convidado a explorar as peças da Sala das Coleções Orientais, tendo como enfoque a importância das trocas comerciais e culturais entre os vários continentes a partir do séc. XVI, e a forma de como se influenciaram entre eles. Da mesma forma exploraram alguns aspetos relevantes da biografia de Camilo Pessanha (1867-1926 d.C.), poeta, colecionar e doador de parte da coleção oriental presente em exposição permanente no MNMC da qual uma ínfima parte está exposta no Museu, sendo a restante visitável no Museu do Oriente em Lisboa. A segunda parte foi preenchida pelas dinâmicas desenvolvidas pela musicoterapeuta Raquel Siqueira, no âmbito do Projeto “Encontro de SonorIdades”.