Sessão 10.
EU no musEU
A décima sessão, com o nome homónimo do projeto onde se insere, “EU no musEU”, constituiu um momento marcante para todos os participantes, uma vez que se fez a passagem do Eu para o Museu, sendo que ambos os grupos retomaram o tema inicial, tratado na primeira sessão.
Os participantes tiveram assim oportunidade de explorar a única área de exposição permanente visitável do Museu Nacional de Machado de Castro: o Criptopórtico Romano de Aeminum (este espaço já havia sido visto pelos cuidadores informais na sua primeira visita ao MNMC).
Os participantes puderam conhecer esta estrutura romana, considerada uma das mais bem conservadas da Europa dentro do seu género arquitetónico. Com cerca de 2000 mil anos de existência, o Criptopórtico é um marco na identidade da cidade de Coimbra e dos seus habitantes.
No espaço de atelier, excecionalmente nesta sessão, o grupo completou alguns trabalhos feitos anteriormente, que devido a condicionantes de tempo, haviam ficado incompletos.
Por sua vez, o grupo dos cuidadores informais retomou o tema do “Retrato”. Cada cuidador informal elaborou assim o retrato da pessoa de quem cuida, através de vários materiais de diferentes formas, texturas e cores, criando bi(tri)dimensionalidades que traduzem histórias pessoais.