Sessão 17.
AMORES E DESAMORES
No dia 3 de junho de 2013, realizou-se a décima sétima sessão do projeto “EU no musEU”, a partir da coleção de Têxteis do MNMC, intitulada “Amores e desamores” que, consistiu na análise da “Tapeçaria de Vénus e Marte surpreendidos por Vulcano”(MNMC6050).
Foi sugerida aos participantes a análise da tapeçaria flamenga, cuja composição remete para a mitologia romana, através das "Metamorfoses" de Ovídio, especificamente os encontros secretos entre Vénus, deusa do amor, mulher de Vulcano, deus do fogo e, Marte, deus da guerra. A partir da análise histórico-artística desta tapeçaria produzida em Bruxelas no séc. XVI, e do simbolismo associado a este episódio dos amores de Vénus e Marte, e dos desamores originados pela descoberta da sua infidelidade por Vulcano, refletiu-se sobre as consequências da paixão cega que, por vezes, nos leva a faltar aos nossos compromissos.
Na segunda parte da sessão foi redescoberta a simbologia dos frutos e plantas representados na cercadura da tapeçaria, associados normalmente à conceção estilística da tapeçaria do séc. XVI, e que ilustram e reforçam a mensagem da cena central. Recorreu-se a um exemplar de cada fruto para ajudar à sua compreensão, e através da descodificação da sua simbologia, ao recontar da “história” central da peça. Dessa tarefa resultou uma bandeja com os diferentes frutos e plantas, que serviram de lanche para o grupo.