top of page

Sessão 20.

NOYEL=NATAL

 

No passado dia 9 de dezembro de 2013, realizou-se a vigésima sessão do projeto “EU no musEU”, subordinada à quadra natalícia.

Foi sugerida aos participantes a análise dos episódios bíblicos da Anunciação, Visitação, Anúncio aos Pastores, Natividade e Adoração dos Pastores, a partir do retábulo flamengo da “Natividade” (MNMC1238). Este retábulo foi importado de Antuérpia para o Colégio das Ursulinas (em Pereira, nos arredores de Coimbra), no início do século XVI, época áurea dos descobrimentos portugueses.

No final, o Guarda Chaves (personagem interpretada pelo ator Ricardo Kalash), a propósito do “Teatro de Mistérios” medieval, convidou os participantes a encenar a Visitação e a Adoração dos Pastores, obtendo como resultado momentos de alegria e diversão do grupo.

A colaboração do Guarda Chaves nas sessões do corrente ano (2013/2014) do projeto “EU no musEU”, firma uma parceria profícua entre a AMIC, Liga de Amigos do MNMC e o Museu.

O grupo dos cuidadores informais, por sua vez, explorou a temática natalícia no mundo a partir do “Contador Namban” (MNMC10886), na época dos descobrimentos portugueses, período por excelência do encontro entre culturas. Foram descritas as duas rotas usadas no caminho para o Oriente, apontando-se o local onde os navegadores passavam o Natal: Macau. Foi ainda abordada a importância do comércio luso-nipónico e da feira de Cantão. Por fim, cada participante recordou histórias do passado, do presente e aquelas que espera viver no futuro.

bottom of page