Sessão 26.
OS SANTOS POPULARES
No passado dia 23 do mês de junho de 2014 entre cantos populares, marchas e manjericos, decorreu a vigésima sexta sessão do projeto “EU no musEU”, dedicada aos santos populares: S.António, S.João e S.Pedro.
Os participantes foram convidados a explorar as histórias de vida de cada um dos Santos. através do “Retábulo de Santa Clara” (MNMC861), do “Retábulo do Sacramento” (MNMC796), e a escultura de vulto em madeira, de “Santo António no Púlpito” (MNMC5397).
De acordo com a obra “Santos de cada dia II”, Santo António de Lisboa celebra-se no dia 13 de junho; Leão XIII reconhecia-o como “o santo de todo o mundo”, sendo conhecido, amado e invocado pelo povo humilde, pois via-o como o distribuidor de tesouros celestiais e o protetor decidido dos interesses dos pobres.
O dia de São João, celebra-se a 24 de junho. Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, deve-se a João a introdução do batismo como prática na conversão de gentios, cerimónia que mais tarde seria adotada pelo Cristianismo. É o percursor de Jesus Cristo, o qual foi batizado no Rio Jordão, reconhecido como verdadeiro messias. Por censurar Herodes Antipas pelo fato de ter cometido adultério com a sua cunhada Herodíade, foi preso e, mais tarde, decapitado, a pedido de Salomé (sobrinha do Rei e filha de Herodíade).
São Pedro, príncipe dos Apóstolos, celebra-se a 29 de junho. Chamava-se Simão antes de subir ao apostolado, sendo vigário de Cristo na terra, cimento sobre o qual se fundou e assenta a Santa Igreja, segundo São Agostinho. Foi escolhido por Cristo para encabeçar a Igreja e se tornar a sua pedra angular, tendo sido o primeiro líder terreno da Igreja. É representado, maioritariamente, com vestes papais e/ou de apóstolo, pelo que os seus atributos são um livro, uma chave de ouro (a qual representa o Céu e a absolvição) e uma chave de prata (a qual simboliza a Terra e a condenação).
No final da sessão foi lido o responsório de Santo António, bem como algumas quadras populares.