Sessão 29.
NATIVIDADE E DIFERENTES DIMENSÕES
No dia 15 de dezembro de 2014 realizou-se a vigésima nona do projeto “EU no musEU”. Os participantes foram convidados a explorar a pintura a óleo sobre madeira “Natividade/ Políptico flamengo de Celas”, através da aplicação de diferentes filtros de cor sobre foco de luz. Os conteúdos e técnicas utilizadas têm a sua origem na exposição temporária denominada “Sol do Pintor” resultante de uma parceria entre o MNMC e o Museu da Física da Universidade de Coimbra, em 2007.
A cor que vemos nas pinturas resulta da absorção selectiva da luz pelas moléculas dos pigmentos.Vemos um pigmento de determinada cor devido à chegada à retina , da luz de todos os comprimentos de onda por ele difundidos ( a fração da luz que nele incidiu que não foi absorvida).
- Filtro Ciano (Azul): Absorve a luz da banda vermelhos do espectro, transmitindo a luz correspondente às bandas dos verdes e azuis.
- Filtro Magenta (vermelho): Absorve a luz da banda dos verdes do espectro, transmitindo a luz correspondente às bandas dos vermelhos e azuis.
- Filtro Amarelo: Absorve a luz da banda dos azuis do espectro, transmitindo a luz correspondente às bandas dos verdes e vermelhos.
Com a sobreposição dos três filtros são absorvidas as luzes das três cores primárias e obtem-se o negro - a ausência da luz. Os participantes foram assim convidados a explorar a pintura iluminada com os diferentes filtros de luz, bem como alguns presépios em escultura trazidos pelos cuidadores formais.
O grupo dos cuidadores informais por sua vez foi convidado a explorar o estilo Barroco através das formas diversificadas e exuberantes características do mesmo, aliando-o à temática da luz e desenvolvidas, no teatro, literatura, música, pintura e escultura, associando-o ainda à arquitetura. Na segunda parte da sessão, realizaram-se alguns exercícios de relaxamento dinamizados por Margarida Pedroso Lima.